Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Ciência

 

19/06/2018 Uso de imunoterapia contra o câncer avança, apesar de custos e limitações

Um dos caminhos mais promissores para o tratamento do câncer utiliza o próprio sistema imunológico dos pacientes para destruir os tumores. Após sete anos da liberação das primeiras drogas no mundo, a imunoterapia inspira otimismo e avança nas clínicas, apesar do custo alto e da eficácia restrita.

Repórter: Alexandre Salvador
19/06/2018 UFCG é única do Brasil em rede internacional de estudos em desastres naturais

Uma rede internacional de pesquisa em desastres naturais incluiu a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no grupo de estudos que reúne 139 instituições de todo o mundo. A universidade é a única brasileira a integrar a Aliança Global de Institutos de Pesquisa em Desastres (Gadri). Segundo informou a UFCG na quarta-feira (13), o convite surgiu a partir de resultados de mais de duas décadas de pesquisa na área.

Repórter: Alexandre Salvador
18/06/2018 Por que o tempo parece passar mais rápido a cada ano

O que acontece quando você entra em um quarto escuro onde há uma vela acesa? Você logo nota a chama, certo? E se o local estiver completamente iluminado? Provavelmente, você levará mais tempo para se dar conta de que a vela está acesa.

Repórter: Alexandre Salvador
13/06/2018 Alta em suicídios nos EUA alerta para necessidade de novos tratamentos para a depressão

Autoridades de saúde dos EUA disseram nesta quinta-feira que houve uma alta expressiva em taxas de suicídio pelo país desde o início do século e pediram uma abordagem abrangente no tratamento da depressão. O relatório foi publicado na mesma semana em que celebridades como Anthony Bourdain e Kate Spade cometeram suicídio.

Repórter: Alexandre Salvador
11/06/2018 Aprovado imunoterápico para tipo raro e agressivo de Câncer de Pele

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou um medicamento chamado avelumabe para tratamento de Carcinoma de Células de Merkel Metastático. É um tipo raro e agressivo de Câncer que se forma mais frequentemente na pele. O avelumabe é o primeiro tratamento que surge para esta doença.

Repórter: Alexandre Salvador
11/06/2018 Pesquisa desenvolve biomaterial para implantes oculares

Um material vitrocerâmico capaz de devolver o volume perdido do globo ocular de pessoas portadoras de doenças como tumor, trauma ou glaucoma. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar.

Repórter: Alexandre Salvador
06/06/2018 Vacina experimental encontra 'ponto fraco' do HIV e neutraliza vírus em animais

Cientistas desenvolveram uma vacina experimental para o HIV capaz de neutralizar dezenas de variedades do vírus. A descoberta foi publicada na "Nature Medicine" por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), nos EUA.

Repórter: Alexandre Salvador
24/05/2018 Esportes de contato podem a levar a alterações no cérebro

Até que ponto os esportes com contato físico vigoroso podem prejudicar os cérebros dos jogadores? Pesquisadores americanos descobriram que existem diferenças nos cérebros de atletas que praticam esportes de contato e aqueles que praticam esportes sem contato. ajudar a perder peso?

Repórter: Caroline Cury
11/05/2018 Estudo da USP sugere alternativa para aumento de eficiência do fluxo de partículas em aceleradores

O uso de aceleradores de partículas não se restringe à pesquisa fundamental em física de altas energias. Equipamentos de grande porte ou até mesmo gigantescos, como o LargeHadronCollider (LHC), são empregados com essa finalidade. Mas também existem aceleradores relativamente pequenos, utilizados em medicina (exames por imagem ou tratamento de tumores), na indústria (esterilização de alimentos, inspeção de cargas, engenharia eletrônica) ou em vários tipos de investigação (prospecção de petróleo, pesquisa arqueológica, estudo de obras de arte).

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Estudo identifica pela 1ª vez genes essenciais de parasita causador da Malária

Novas técnicas genéticas identificaram pela 1ª vez quais genes são essenciais para a sobrevivência do plasmodiumfalciparum, parasita causador da forma mais letal da malária. O estudo foi publicado na revista "Science" e pode auxiliar no desenvolvimento de novas drogas para combater mortes pela doença. O falciparumé responsável por 90% das fatalidades de malária no mundo, de acordo com os autores da pesquisa. O parasita também está ficando resistente aos tratamentos atuais.

Repórter: Alexandre Salvador
09/05/2018 Exoesqueleto é aprovado na reabilitação de pacientes que tiveram Derrame

Em mais de uma ocasião, já escrevi que a tecnologia deve ser encarada como uma aliada do envelhecimento, porque amplia as possibilidades de uma vida mais longa e com menos limitações. Um exemplo concreto disso é robótica utilizada no campo da reabilitação.

Repórter: Alexandre Salvador
08/05/2018 Cientistas encontram novo tipo de célula do sistema imune no leite materno

Um novo tipo de células do sistema imune que ajudam a combater infecções no bebê foi encontrado no leite materno, diz estudo publicado nesta quinta-feira (3) no "JAMA Pediatrics'. Essas células atuam na linha de frente do combate de ameaças enquanto o sistema imunológico do bebê está em formação, dizem os cientistas.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Cientistas mostram que relação entre 'dobras' no cérebro pode prever risco de psicose

A interação entre as dobras do cérebro podem ser usadas para identificar pacientes com maior risco para a psicose, um estado mental comumente associado a esquizofrenias mais severas em que se percebe uma "perda progressiva de contato com a realidade". O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Basel, no Canadá, e publicado no 'JAMA Psychiatry'.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Parceria quer impulsionar a descoberta de fármacos a partir da biodiversidade

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios firmaram uma parceria com o objetivo de identificar substâncias da biodiversidade brasileira que permitam desenvolver novos fármacos para as áreas de oncologia e dermocosmético.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Rússia e União Europeia juntas em Marte: local de aterrissagem será divulgado até novembro

O local para a aterrissagem do sistema russo de plataformas de superfície como parte da missão conjunta da Rússia com a União Europeia, ExoMars, será escolhido em outubro ou novembro, segundo disse à Sputnik o chefe de um laboratório no Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências, Daniil Rodionov.

Repórter: Alexandre Salvador
30/04/2018 Laboratório testa vacina com resultado duradouro contra o Câncer

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia de Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), desenvolveram uma combinação de vacinas contra o câncer com resultados duradouros quando testada em camundongos.

Repórter: Alexandre Salvador
25/04/2018 Galáxias crescem mais e ficam mais inchadas depois que envelhecem, diz estudo

Pesquisa publicada na "Nature Astronomy" mostra que as galáxias crescem mais depois que envelhecem. Elas também ficam mais inchadas e mais cheias de estrelas com o passar do tempo. O estudo foi desenvolvido por grupos de pesquisa da Universidade Nacional da Austrália e a Universidade de Sidney.

Repórter: Alexandre Salvador
18/04/2018 Cientistas testam método capaz de prever resposta a antidepressivo

Em estudo publicado no "JAMA Psychiatry", cientistas acreditam ter encontrado um método para prever quais pacientes vão ter alta ou baixa probabilidade de responder ao tratamento com antidepressivos. O artigo está disponível on-line e deve ser publicado em junho de 2018.

Repórter: Alexandre Salvador
10/04/2018 Quem foi Kurt Gödel, o matemático comparado a Aristóteles que fazia caminhadas com Einstein

Era uma dupla que chamava a atenção por vários motivos. Um deles, Albert Einstein que, já na década de 1930, era o cientista mais famoso do mundo. O outro, mais jovem, era o matemático Kurt Gödel, descrito como o mais importante filósofo do mundo, depois de Aristóteles.

Repórter: Alexandre Salvador
10/04/2018 Hospital de Barretos estuda método mais preciso contra o câncer de colo de útero

Em três anos, o Hospital de Câncer de Barretos (SP) vai submeter 27 mil mulheres a um teste genético que promete ser mais eficaz que o papanicolau na prevenção do câncer de colo de útero.

Repórter: Alexandre Salvador
06/04/2018 Unicamp descobre uso de 'bactérias do bem' para deixar queijo artesanal mais saudável

Uma pesquisadora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, em Campinas (SP), desenvolveu um mix de "bactérias do bem" que inibem a ação de organismos prejudiciais à saúde na produção de queijo artesanal. Mais de 250 queijos artesanais e industrializados produzidos em Minas Gerais foram analisados, e o resultado pode ajudar produtores a terem maior aceitação dos consumidores.

Repórter: Alexandre Salvador
05/04/2018 EUA identificam 221 tipos raros da 'bactéria pesadelo', aquela resistente a tratamento

Em estudo nacional, o Centro de Controle de Doenças dos EUA identificou 221 formas incomuns da chamada "bactéria pesadelo", que não responde ao tratamento da maioria dos antibióticos. Alguns desses micro-organismos também possuíam genes com capacidade de transmissão da resistência.

Repórter: Alexandre Salvador
05/04/2018 Médicos do Hospital das Clínicas usam celular para monitorar cirurgias no cérebro

Uma equipe de médicos do Hospital das Clínicas usa o aparelho celular para monitorar cirurgias no cérebro. Com o telefone acoplado a uma lente e a um endoscópio, os neurocirurgiões fecham aneurismas, removem coágulos e tratam pacientes com hidrocefalia.

Repórter: Alexandre Salvador
04/04/2018 USP testa 'pomada' quimioterápica aliada a choque de baixa intensidade para tratar câncer de pele

Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto (SP) desenvolveram um tratamento tópico de combate ao câncer de pele que utiliza nanopartículas de quimioterápicos associadas a choques elétricos de baixíssima intensidade.

Repórter: Alexandre Salvador
02/04/2018 Pesquisas indicam chance de 'corrigir' desequilíbrio no cérebro de autistas

Brincar com colegas ou passear em locais públicos com a família nem sempre são fontes de diversão para Teodoro, de 9 anos. Se algo não sai como esperado ou foge da rotina, a reação pode ser explosiva, com atitudes agressivas e berros.

Repórter: Alexandre Salvador
29/03/2018 Como mutação genética em uma única criança deu origem a doença que afeta milhões de pessoas

A anemia falciforme pode não ser tão conhecida quanto doenças como a Aids, a turberculose e a febre amarela, mas afeta milhões no mundo todo. Segundo a Fundação Sickle Cell Disease, da Califórnia, nos EUA, cerca 250 milhões de pessoas carregam o gene, que, se herdado do pai e da mãe, gera a enfermidade. Cerca de 300 mil crianças nascem todo ano com anemia falciforme.

Repórter: Alexandre Salvador
28/03/2018 Em carta a Kassab, pesquisadores dizem que programa antártico está ameaçado por falta de recursos

Pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro enviaram uma carta ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, na qual afirmam que a parte científica do Proantar está ameaçada por falta de recursos.

Repórter: Alexandre Salvador
22/03/2018 O que acontece com as células quando elas morrem? Estudo explica

Já sabemos que nossas células morrem ao longo da vida e muitas pesquisas se concentram no porquê isso ocorre. Um estudo publicado na "Nature Cell Biology", no entanto, focou em outros questionamentos: o que será que ocorre com os restos mortais de nossas células? Eles estão associados a outras doenças e disfunções do corpo?

Repórter: Alexandre Salvador
16/03/2018 Novas terapias para hepatite C permitem que 'rins doentes' sejam usados em transplante

Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, conseguiram transplantar com sucesso 10 rins infectados com hepatite C. Aqueles que receberam os órgãos não desenvolveram a doença graças a medicamentos mais modernos contra a condição.

Repórter: Alexandre Salvador
15/03/2018 Teoria de que vacinas deixam crianças expostas a todo tipo de infecção é infundada, sugere estudo

Cientistas verificaram se faz sentido dizer que as várias vacinas tomadas na infância deixam as crianças mais vulneráveis a infecções de modo geral. Segundo os pesquisadores, alguns pais têm levantado a hipótese de que a variedade de vacinas enfraqueceria o sistema imune ao ponto que a criança ficaria exposta a todo tipo de infecção.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br