Destaques, fique por dentro em um clique.

Coloque nossas editorias em seu website

Caso tenha gostado dos nossos serviços de editoria a Webcombrasil disponibiliza as editorias para que possa ser inserida em site, blogs, etc. Basta copiar e colar este código ao lado no local apropriado em seu website.

Meio Ambiente

 

19/06/2018 UFCG é única do Brasil em rede internacional de estudos em desastres naturais

Uma rede internacional de pesquisa em desastres naturais incluiu a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no grupo de estudos que reúne 139 instituições de todo o mundo. A universidade é a única brasileira a integrar a Aliança Global de Institutos de Pesquisa em Desastres (Gadri). Segundo informou a UFCG na quarta-feira (13), o convite surgiu a partir de resultados de mais de duas décadas de pesquisa na área.

Repórter: Alexandre Salvador
18/06/2018 Um dos maiores icebergs do mundo está prestes a desaparecer

Os cientistas da Nasa comunicaram que um enorme iceberg que há 18 anos se separou da Antártida, em breve vai desaparecer, escreve a revista Live Science.O enorme pedaço de gelo, cujo tamanho é maior do que Jamaica, se separou da plataforma marítima gelada em 2000, informa a revista.

Repórter: Alexandre Salvador
18/06/2018 Estudos sobre mudanças climáticas e eventos extremos precisam aumentar

Com o aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor e de frio, além de secas e enchentes em diferentes partes do mundo, começaram a surgir nos últimos anos estudos com o intuito de avaliar se essas ocorrências podem ser atribuídas às mudanças climáticas causadas pela ação humana ou para estimar riscos de novos eventos nas próximas décadas.

Repórter: Alexandre Salvador
18/06/2018 Degelo na Antártica triplica e impulsiona elevação do nível do mar

A Antártica perdeu impressionantes 3 trilhões de toneladas de gelo desde 1992, fazendo o nível dos oceanos aumentar em nível global quase 8 milímetros, e esta tendência se acelerou de forma espetacular ao longo dos últimos cinco anos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (13).

Repórter: Alexandre Salvador
15/06/2018 Estoques de Carbono também são beneficiados com Etanol de Milho

Os benefícios ambientais da produção de Etanol de Milho influenciam positivamente os estoques de carbono. Uma pesquisa da Consultoria Agroícone, de SP, traz números bem interessantes neste aspecto.

Repórter: Alexandre Salvador
15/06/2018 Apenas 4 cidades do Brasil atingem nota máxima em ranking de acesso a saneamento básico

Apenas 4 cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Repórter: Alexandre Salvador
14/06/2018 Quais benefícios o Etanol de Milho pode trazer ao meio ambiente?

O Etanol de Milho traz importantes benefícios ambientais. Se compararmos com a gasolina, a redução das emissões de gases poluentes pode chegar a 70%. Quem detalha mais o assunto é Marcelo Moreira, Sócio da Consultoria Agroícone, com sede em SP, e pesquisador responsável por um estudo da agência que apontou os reflexos positivos do Etanol de Milho no Brasil.

Repórter: Alexandre Salvador
14/06/2018 BNDES vai permitir que pessoas físicas financiem a instalação de energia solar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a permitir que pessoas físicas financiem a instalação de sistemas de aquecimento solar e cogeração, como placas fotovoltaicas e geradores a biogás. Segundo o banco, os recursos poderão ser contratados em operações indiretas, somente por bancos públicos.

Repórter: Alexandre Salvador
14/06/2018 Conheça os microssapinhos menores que uma moeda e típicos do Brasil - e que ainda estão sendo descobertos

De sua mais recente expedição a campo, em Andaraí (BA), na Chapada Diamantina, em novembro de 2016, o pesquisador Felipe Andrade regressou a seu laboratório na Unicamp (SP) com a 23ª espécie documentada de microssapinhos tipicamente sul-americanos - que proliferam sobretudo no Brasil e que ainda não são plenamente conhecidos dos cientistas.

Repórter: Alexandre Salvador
14/06/2018 Responsáveis por desmatamentos em RO pagarão mais de R$ 370 milhões em multas

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou que 517 réus pagarão mais de R$ 370 milhões em indenizações por causa de desmatamentos ilegais em Rondônia. Os dados foram divulgados pelo Amazônia Protege, nesta quarta-feira (6), e são referentes aos anos de 2016 e 2017.

Repórter: Alexandre Salvador
13/06/2018 Estudo revela que golfinhos usam nomes para se comunicar

Golfinhos adotam nomes individuais para se comunicar uns com os outros e construir um círculo social, aponta um estudo australiano realizado com animais da espécie golfinho-roaz, também conhecida como nariz-de-garrafa.

Repórter: Alexandre Salvador
13/06/2018 Mediterrâneo pode virar 'mar de plástico', alerta WWF

A ONG WWF alerta que o Mediterrâneo, que banha a costa sul da Europa, norte da África e oeste do Oriente Médio, pode se tornar "um mar de plástico". Um relatório publicado faz um apelo para as autoridades tomem medidas para limpar um dos volumes de água mais afetados no mundo pela poluição.

Repórter: Alexandre Salvador
13/06/2018 Altas temperaturas afetam oceanos e dão força às tempestades tropicais

A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) anunciou nesta sexta-feira (8) que o mês de maio na Europa foi o mais quente desde que há registros e alertou que o aumento das temperaturas tem um efeito devastador nos oceanos e um impacto direto nas tempestades tropicais.

Repórter: Alexandre Salvador
11/06/2018 ONU pede restrição de sacolas plásticas para evitar contaminação dos oceanos

A Organização das Nações Unidas pede que sejam tomadas medidas contra o uso de sacolas plásticas, como parte do desafio global para reduzir e acabar com a poluição dos oceanos que aumenta a cada ano.

Repórter: Alexandre Salvador
08/06/2018 Quatro em cada 10 brasileiros não separam o lixo, aponta pesquisa IBOPE

Quatro em cada dez brasileiros (39%) dizem não separar o lixo orgânico do reciclável e 76% não fazem a separação por tipo de material, mostra pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (5), Dia do Meio Ambiente. Quase um terço (28%) não sabe identificar por cores as lixeiras para coleta seletiva.

Repórter: Alexandre Salvador
08/06/2018 Crianças tomam conta de terrenos baldios e os transformam em jardins, hortas e áreas de leitura

Quando viu um terreno vazio e abandonado diante de sua casa, no empobrecido distrito de Comas (periferia de Lima), em 2011, o peruano Rogelio Ramos Huamán se lembrou de um projeto que fizera na escola alguns anos antes: ele havia sido encarregado de cuidar de um pequeno terreno, onde plantava sementes e regava as plantinhas.

Repórter: Alexandre Salvador
07/06/2018 China proíbe turismo nas fontes do Rio Amarelo

As autoridades da China anunciaram que vão proibir a entrada de turistas na reserva natural onde se encontra a nascente do rio Amarelo, o segundo mais longo da Ásia, devido aos problemas ambientais que está causando o crescente número de turistas, informou a agência oficial "Xinhua".

Repórter: Alexandre Salvador
07/06/2018 Projeto de Lei sobre agrotóxicos, o 'PL do veneno' põe o lucro acima da saúde das pessoas

Em 1962, a bióloga Rachel Carson decidiu tornar públicos seus estudos, feitos durante quatro anos e meio, sobre as sérias consequências na saúde humana do DDT, inseticida até então muito usado. Sua tese, chamada "Primavera Silenciosa", é até hoje considerada um marco para os ambientalistas: começou ali a verdadeira revolução em defesa do meio ambiente.

Repórter: Alexandre Salvador
06/06/2018 Cientistas desvendam por que a Torre de Pisa continua em pé após mais de 600 anos e 4 terremotos

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa pende em um ângulo de cinco graus, o que faz com que fique até cinco metros fora do eixo no seu topo.

Repórter: Alexandre Salvador
04/06/2018 Resfriar ambientes e aquecer o planeta: o paradoxo do ar condicionado

Quanto mais calor faz, mais aparelhos de ar-condicionado. E quanto mais ares-condicionados, mais calor faz: é o círculo vicioso de uma tecnologia que contribui de forma discreta, mas crescente, para o aquecimento global.

Repórter: Alexandre Salvador
01/06/2018 Controle do aquecimento global pode ajudar a diminuir casos de dengue na América Latina, diz estudo

O controle do aquecimento global pode colaborar para a diminuição da dengue na América Latina, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (25) na publicação científica "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Repórter: Caroline Cury
18/05/2018 Gás e energia solar devem ganhar espaço na matriz energética do Rio

O gás natural e a energia solar devem ganhar mais relevância na matriz energética do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos, segundo estudo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) e da Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Repórter: Caroline Cury
17/05/2018 Itália é o segundo país com mais idosos no mundo

A Itália é o segundo país do mundo com maior número de idosos, depois do Japão, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) em seu informe (anual) sobre 2017.

Repórter: Caroline Cury
15/05/2018 Países ricos ainda não cumpriram sua parte no Acordo de Paris para ajudar os mais pobres

Quando o Acordo de Paris foi conseguido, em 2015, na 21ª Conferência das Partes (COP) convocada pela ONU para debater as mudanças climáticas, alguns ambientalistas, mesmo comemorando o feito, alertaram para o fato de o trato poder se tornar mais uma retórica inútil.

Repórter: Alexandre Salvador
15/05/2018 Turismo libera três vezes mais CO2 no ambiente do que cientistas calculavam

Um novo estudo mostra que o turismo mundial é responsável por 8% das emissões de carbono na atmosfera – um número três vezes maior do que as estimativas anteriores previam.

Repórter: Alexandre Salvador
14/05/2018 Nova Portaria do IBAMA para transporte de animais silvestres muda regra de 1997

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) mudou a regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil. Agora, o transporte de animais vivos ou abatidos deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto por meio do SISFauna, sistema de controle da fauna silvestre brasileira.

Repórter: Alexandre Salvador
11/05/2018 População de golfinhos do Amazonas cai à metade a cada dez anos

Duas espécies de golfinhos de rio estão diminuindo rapidamente na região amazônica, e poderiam ser extintas a menos que sejam tomadas medidas para protegê-las, de acordo com descobertas de pesquisadores no Brasil.

Repórter: Alexandre Salvador
11/05/2018 Eurocâmara quer fim dos testes de cosméticos em animais

Os deputados do Parlamento Europeu pediram à União Europeia (UE) que milite para proibir os testes de cosméticos em animais em todo mundo, seguindo o que adotou em seu próprio território.

Repórter: Alexandre Salvador
10/05/2018 Inseto produz espuma para se proteger do calor

Durante o verão é possível observar no solo de canaviais, próximo à raiz da cana-de-açúcar, uma espuma semelhante à de sabão que envolve o corpo de formas imaturas (ninfas) de um inseto conhecido popularmente como cigarrinha-da-raiz (Mahanarvafimbriolata). O inseto representa uma importante praga da cana e tem esse nome porque as ninfas se desenvolvem nas raízes da planta.

Repórter: Alexandre Salvador
<< | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | >>
  • Webcombrasil nas redes sociais:

WEBCOMBRASIL l A sua agência de comunicação
Rua da Glória, 72 Terceiro Andar, Sala 301, Centro Cívico, Curitiba/PR
CEP: 80030-060
www.webcombrasil.com.br
central@webcombrasil.com.br